MagzNetwork

A Honda CB600F Hornet é uma motocicleta estilo naked fabricada pela Honda Motors do Brasil, lançada originalmente em 1998 na Europa e em 2004 no Brasil.
image

1998 Hornet 600 (Modelo Europeu)
Apesar de muitos classificarem-na como Naked, na Europa a Honda CB 600F Hornet é considerada uma Street Fighter (brigadora de rua), categoria esta onde se enquadram motos sem carenagem, mas com motor derivado de motos carenadas.

Este nome (Street Fighter) surgiu quando se apostava quem chegaria primeiro em um determinado local na cidade, utilizando-se motos muito potentes, muitas vezes superesportivas sem carenagens, para no caso de uma queda os prejuízos serem menores, daí uma briga de rua.
Seu Motor de 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas e 16 válvulas deriva da CBR 600F (gerações I, II e III), e atualmente, na geração IV, da Supersport da marca, a CRB 600RR.

A Hornet nasceu no Japão em 1998. Seu nome vem do inglês, com "Hornet" significando vespa e ela recebeu este nome devido à traseira elevada e gorducha.
No final de 2004, a Moto Honda da Amazônia começou a fabricar e comercializar este modelo no Brasil.
image
A versão comercializada em terras brasileiras até abril de 2008 era o modelo da 2ª geração, enquanto na Europa já existia a 4ª geração, com um motor totalmente novo. Esta é a atual versão fabricada e comercializada no Brasil. Ao contrário do que muitos pensam a CB 600F Hornet não é a sucessora da CB500. Apesar de cilindradas parecidas, são motos completamente diferentes.
A CB 600F herdou o motor das CBR 600F/CBR 600RR, o que significa que ela possui um motor 4 cilindros em linha com 96/102 cv de potência. Já a CB 500 possui um motor bi-cilindrico que desenvolve 54 cv de potencia. Isso significa que a Hornet possui quase o dobro da potência da CB 500.
A denominação "F" em seu nome indica ter um motor de 4 cilindros (F=four). A CB 600F, no requisito desempenho, atende às expectativas dos seus fiéis compradores, possuindo um elevado torque e ótima velocidade final (em torno de 220 km/h real) e a aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 4,5 s. Tratando-se de uma Street Fighter, são excelentes números, no entanto, seu grande trunfo são os freios. A Hornet é equipada com duplo disco flutuante dianteiro e disco simples traseiro, ambos derivados da CBR 600 F/CBR 600 RR, o que na prática, proporcionam grande poder de frenagem.
clip_image002
Suas concorrentes nacionais são a Suzuki Bandit 650 e a Yamaha FZ6N. A Suzuki é mais clássica, possui mecânica mais simples quando comparada com a Hornet; a Fazer 600, por outro lado, possui quase os mesmos números de potência e torque que a Hornet, com 98cv e 6,44kgfm, respectivamente.
clip_image002[8]
Por ser fabricada no Brasil, a Hornet conta com os mais de 680 pontos de atendimento da Honda espalhados pelo país.
Ficha Técnica:
Fabricante Honda
Apelido Hornet (BR e EU) 559 (EUA)
Produção 1998 (EU)/2004 (BR) - presente
Tipo Naked Motor 599cc3 - 4 cilindros em linha, 4 tempos DOHC 16v
Potência 102cv a 12.000 rpm
Torque 6,35 kgfm a 10.500 rpm
Transmissão 6 marchas
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico invertido - 120 mm de curso; Traseira: Mono amortecedor - 127 mm de curso
Freio Dianteiro: Discos duplos flutuantes de 296 mm; Traseiro: Disco simples de 220 mm
ABS é um opcional do modelo 2008, no Brasil.
Pneus D: 120/70 ZR-17 M/C; T: 180/55 ZR-17 M/C
Altura do Assento 790 mm
Tanque 17,3 lts
Relações Honda CBR 600RR

Curiosidade:

As Hornets são as maiores vespas anti-sociais do mundo, algumas espécies podem atingir até 55 mm de comprimento. As Hornets na verdade fazem parte do grupo das Vespas e ela se distingue pela largura do vértice (parte da cabeça atrás dos olhos), que é proporcionalmente maior na Vespa e pela gasters anterior arredondada (seção do abdômen por trás da cintura de vespa).
clip_image004
Hornet (Vespa) Oriental
clip_image006
Hornet (Vespa) Européia
clip_image008
Fonte: Wikipédia

0 comentários