MagzNetwork

image

Nome dado ao falcão peregrino japonês, pássaro que muitas vezes serve como metáfora para a velocidade, pois quando localiza uma presa ele entra em mergulho vertical chegando à incrível velocidade de 290 a 390 km/h, sendo considerada a ave mais rápida do mundo.
Esta denominação também foi usada em 1930 para um avião japonês chamado de Hayabusa Mansyu. O trem expresso que liga as cidades japonesas de Tóquio a Kumamoto também foi batizado com o mesmo nome. A Suzuki resolveu em 1999 batizar seu lançamento com o nome de Hayabusa com a intenção destituir a Honda Super Blackbird do trono de moto mais rápida do mundo da produção até então.
image
Suzuki Hayabusa GSX1300R foi aclamada imediatamente como a moto mais rápida de linha em produção, atingindo a façanha de 305 a 315 Km/h de velocidade máxima, superando em 18 km/h a Honda CBR1100XX Super Blackbird.
image
No ano seguinte, em 2000, a Kawasaki lança com antecipação o modelo Ninja ZX-12R, porém com uma velocidade máxima inferior a 10 km/h, a Hayabusa garante seu lugar como a motocicleta de produção normal mais rápida do século 20.
Porem, no início do ano 2000, com o risco do parlamento europeu proibir a importação, levou a um acordo informal entre os fabricantes japoneses e europeus para administrar a velocidade máxima de suas motocicletas em um limite arbitrário. Isto faz com que o título da Hayabusa, pelo menos tecnicamente, permaneça inatacável, uma vez que nenhum modelo posterior poderia ir mais rápido sem ser adulterada.
Propaganda Hayabusa 1999
Assim sendo os modelos Hayabusa produzidos a partir do ano 2000 e toda sua concorrência, são limitadas eletronicamente a 300 km/h (186 mph ) de fábrica. O modelo 1999 chegou a ser importado para o Brasil com seu velocímetro marcando 220 milhas por hora ou 360 km/h de velocidade final (isso de fábrica), valorizando-a ainda mais para os amantes e os colecionadores.
clip_image002
A Hayabusa, também foi elogiada por muitos de seus críticos pelo seu conjunto all-around performance, o que em outras palavras quer dizer que a Hayabusa possui outras qualidades, como manuseio, conforto, confiabilidade, o ruído, economia de combustível, além do preço praticado.

Continue Lendo - Hayabusa - Sua Historia Parte II



Fonte: Pesquisa - Flavio – suzukionline

0 comentários